terça-feira, 26 de maio de 2015

Teatro

                                                                  Joyce Soares Cordeiro Nº 19



Teatro Nô 


 Teatro Kabuki
                                                                         
      Na Ásia,provavelmente em muitos outros locais, o teatro teve origem nas danças, rituais e se desenvolveu através do Teatro de Sombras e de Bonecos. O teatro oriental,se desenvolveu na Ásia onde tem origem de cerimônias religiosas, que passou a se expandido desde o ano 2000 a.C que foi estendido durante seis séculos. Esse foi o modo de se manifestar, o teatro conta com espetáculos ao ar livre,onde muitas vezes são realizadas nas portas dos templos ou ao ar livre.Existem duas formas de protestos que variam a Nô um teatro elegante e a kabuki um teatro mais popular. Nô, o teatro clássico japonês,onde seu estilo é , uma síntese de dança,música e teatro com uma estreita relação com o budismo zen. Outros gêneros dramáticos são o bugaku, um aprimorado teatro dançado e um teatro de bonecos ou marionetes chamado bunraku.

      O teatro e uma arte dramática, de gênero literário, em prosa ou em verso, as vezes em forma de diálogo,o teatro se entende como drama, uma história que narra os relatos vitais de uma série de personagens.

      O teatro oriental tem algumas características em comuns, que o diferência do teatro pós-renascentista ocidental, em que se misturam literatura, dança, música e espetáculo. O teatro oriental, com outros aspectos da cultura oriental, só viria a ser conhecido no Ocidente nos fins do século XIX.

      O teatro indiano, em sânscrito (língua antiga que foi utilizada na Índia), nasceu nos séculos IV e V. Onde baseava-se em histórias tiradas do hindu, como o Mahabarata e o Ramayana.As marionetes e o teatro dançado,principalmente o kathakali, que também foram bastante apreciados em vários momentos da história da Índia.

      O teatro chinês começou a se ampliar em meados do século IV. O teatro era muito literário e tinham ajustes bastante rígidas. A partir do século XIX, passou a ser dominado pela Ópera de Pequim. Nela se dá importância principal à interpretação, ao canto, à dança e às acrobacias, mais que ao texto literário. Sob o governo comunista o contexto se modificou, mas o estilo e representação foi mantido.


Acesso em 22 de maio de 2015

<www.tropicalia.com.br/leituras-complementares/teatro-anos-70>
<www.coladaweb.com/artes/teatro-oriental>
<http://rutiiixita.tripod.com/ondadoteatro/id3.html>
<http://www.artyfantasia.com/teatro.html>

Um comentário:

  1. Joyce, seu texto está relativamente bom. Sugiro:
    1º parágrafo - Retire a vírgula colocada após TEATRO ORIENTAL.// Escreva: (...) E ESTENDIDO DURANTE SEIS SÉCULOS.// Coloque dois pontos após VARIAM.// Coloque entre vírgulas UM TEATRO ELEGANTE. Coloque uma vírgula após KABUKI.// Escreva: EM QUE OESTILO É UMA SÍNTESE DE DANÇA, MÚSICA E TEATRO.
    2º parágrafo - Escreva: HISTÓRIA.
    3º parágrafo - Escreva: (...) QUE O DIFERENCIAM.// Retire o ONDE e continue o trecho seguinte com letra maiúscula.
    4º parágrafo - Escreva: (...) BASTANTE RÍGIDOS.// Coloque uma vírgula após COMUNISTA.
    Beijos, Eliana.

    ResponderExcluir