terça-feira, 26 de maio de 2015

Cinema

                                                                                            Giovanna Rodrigues Nº 17


História do Cinema

      O cinema é uma arte de projetar imagens em movimento. A primeira apresentação ao público foi criada pelos irmãos Lumière, no dia 28 de Dezembro de 1825, em Paris, a sala escura e fechada continha cerca de 35 assentos em menos de 20 minutos ficou lotado com todo aquele público ansioso e curioso para saber como tudo aquilo acontecia e apreciar a belissíma arte que era inovção naquela época, o primeiro filme assistido foi La Sortie des ouvriers de I'usine Lemuière ( A saída dos operários da fábrica Lumiére).

      O cinema era uma nova possibilidade de fazer história, já que a Europa gostava tanto de ser ficar bem falada, pois queria ser repassada e contada para as gerações seguintes que viriam. E era uma das altas possibilidades, porque para criar o cinema precisa ter um bom ponto de vista para fazer uma crítica produtiva ou não, tinha que ter também espaços de ausência, lacunares, criatividade, e uma boa noção de espaço e tempo.



Evolução do Cinema


      Alguns anos mais tarde, cinema foi passado para um público maior, e em espaços maiores também, como por exemplo, auditórios, teatro e orquestra. o cinema se prolongou e se tornou a maior arte do século XIX ao XXI. Era a arte daquela década, aquela que movia milhares de pessoas, seduzia, encantava a todos, de adultos até os mais pequenos. Tudo aconteceu numa velocidade imensa, os cineastas começaram a crescer e a movimentar massas.

      O cinema mudo foi o que iníciou a história do cinema, o som só veio três décadas depois. Esse tipo cinema eram de curta metragem e retratavam sobre a vida cotidiana, com mais ou menos 20 minutos de duração, e eram filmados ao ar livre.

      Fãs dos melodramas de Charles Dickens, os diretores D.W. Griffith e Charles Chaplin se tornaram os mais famosos do cinema mudo americano, e Chaplin até hoje é bem falado pelo seus filmes mudos.

      Mais tarde em 1925, foi a época que as vozes dos artistas foram finalmente ouvidas nas salas de cinema. As imagens e o som ganharam uma grandiosidade que ninguém nunca imaginaria. Em 1902, Leon Gaumont apresentou ao público a sua invenção, unindo o projetor em dois fonógrafos através de cabos e garantia uma ótima sincronização entre o som e a imagem, criado na Europa e foi rapidamente exportado para os Estados Unidos.

      Em 1929, o cinema com som representou 50% da economia norte-americana, a partir de então o cinema começou a ser expalhado pelo mundo cada vez mais e rapidamente.

      No final da década de 1940, na Itália, surgiu o movimento neo-realismo que caracterizava o cinema como um período de realismo intenso. Levaram a realidade da pós guerra ao cinema com um custo muito baixo, mas os diretores dos filmes eram bons e acabavam sendo referência e influência para outros diretores de diversos países, um dos principais era o brasileiro Glauber Rocha. Os filmes que mais fizeram sucesso foram: Ladrões de Bicicleta (Vittorio de Sica), Roma, Cidade Aberta (Roberto Rosselini), A Terra Treme (Luchino Visconti).

                                 



      Na Inglaterra, em 1959, surgiu o movimento realista e seus argumentos eram voltados para a classe de trabalhadores. O diretor Inglês Ingmar Bergman, começou a produzir uma série de filmes filosóficos que foram super valorizados por pessoas que gostavam desse tipo de assunto.

                                   



      Um pouco mais tarde, depois da eclosão de nouvelle vague francesa, surgiu na Alemanha um grupo de cineastas jovens que partinhalavam entre eles um ponto de vista bem crítico sobre a sociedade em que estavam vivendo. A França foi um dos países que o cinema continuou crescendo bastante. Entre 1950 e 1960, foram produzidos obras com grande importância, sendo os diretores Jean-Luc Godarc, François Truffaut e Alain Resanais que foram os mais falados e principais diretores.

      Atualmente o cinema vem crescendo cada vez mais de forma intensa, com invenções tecnológicas muito profundas.

      Em 1896, o cinema passou por um grande avanço com a substituíção do cinetoscópio por filmes curtos de dançarinas, atores de vaudeville, desfiles e trens encheram as telas americanas. Nova York já tinha uma produção cinematográfica muito grande em 1907.

      1938 e 1939 Hollywood viveu os seus anos de ouro, com a criação dos filmes: "A Dama das Carmélias", "E o Vento Levou", " O Morro dos Ventos Uivantes" e " CasaBlanca".

      O Musical surgiu em Hollywood na década de 30, a principal característica são os roteiros musicais que misturam música, danças e ritmos. O filme que definiu o gênero musical foi " Broadway Melody - 1929, criado por Harry Beaumont, esse diretor abriu as compotas para esse tipo de filme que ficou bastante popular, como por exemplo, " Caçadoras de Ouro ( Gold Diggers - 1933), entre outros filmes.

      A Comédia foi criada na década de 20. Os irmãos Marx fizeram sucesso com seus diálogos absurdos e engraçados ( Duck a Soup - 1933)

      O Terror teve várias criações, que têm em comum o desequilíbrio e a transgrassão do real. O filme "Drácula" (1931)e "Frankestein" (1931) entraram em cena e se tornaram favoritos de vários públicos. Em 1933, foi a vez do filme "O gorila King Kong (1933) entrar em cena e assustar a platéia do mundo inteiro.


Acesso em 20 de maio de 2015 <http://www.webcine.com.br/historia.1htm>

Um comentário:

  1. Giovanna, seu texto ficou ainda muito preso ao material pesquisado. Sugiro:
    1º parágrafo - Escreva: FICOU LOTADA COM TODO(...) e INOVAÇÃO.
    2º parágrafo - Escreva: (...) TANTO DE SER E DE FICAR FALADA.// Coloque uma vírgula após CINEMA.
    Evolução do Cinema
    1º parágrafo - Escreva: O CINEMA FOI PASSADO (...)// Retire a vírgula colocada após TAMBÉM e coloque POR EXEMPLO entre vírgulas.// Comece com letra maiúscula o trecho que começa em O CINEMA SE PROLONGOU.
    2º parágrafo - Melhor seria: ERA DE CURTA METRAGEM E RETRATAVA O COTIDIANO; TINHA A DURAÇÃO DE MAIS OU MENOS VINTE MINUTOS E ERA FILMADO AO AR LIVRE.
    3º parágrafo - Substitua a vírgula colocada após AMERICANO por um ponto e vírgula.// Escreva: CHARLES CHAPLIN, ATÉ HOJE, É BASTANTE CONHECIDO POR SEUS FILMES MUDOS.
    4º parágrafo - Coloque EM 1925 entre vírgulas.// Escreva: CRIADO NA EUROPA E RAPIDAMENTE EXPORTADO PARA OS ESTADOS UNIDOS.
    6º parágrafo - Escreva: CADA VEZ MAIS RAPIDAMENTE.
    8º parágrafo - Escreva PARTILHAVAM e (...) EM QUE O CINEMA CONTINUA CRESCENDO e (...) FORAM PRODUZIDAS OBRAS(...) e OS MAIS FALADOS E OS PRINCIPAIS DIRETORES.
    12º parágrafo - Escreva: (...) É O USO DE ROTEIROS MUSICAIS// Retire a vírgula colocada após BEAUMONT e coloque ponto final.// Retire a vírgula colocada após POPULAR e coloque POR EXEMPLO entre vírgulas.
    14º parágrafo - Escreva PLATEIA.
    Beijos, Eliana.

    ResponderExcluir