A música na Europa nos anos 70 foi marca pela era Hippie e pelo Rock marcante, principalmente na Inglaterra, tendo como características uma época de grandes extravagancias.
O rock foi marcado pelo fim dos Beatles nos anos 60, e tendo como isso o início do Rock. Com isso, a década foi iniciada com dois estilos que transformaram os cantores em semideuses, e as bandas em super bandas e os seus respectivos shows em maravilhosos espetáculos. Em um lado havia o rock progressivo de Yes, Pink Floyd e Emerson, e no outro lado havia o heavy metal de Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple.
Com a chegada da metade da década, o rock foi criando outro rumo. Bandas como The Who e The Kinks, o pop rock do Elton John, o country dos Eagles e o verdadeiro rock de Bruce Sprigsteen. Além dos estilos de rocks inicias da época, veio depois o glam rock ou glitter rock, que faz referencia ao rock com charme e glamuroso. Esse estilo de rock, teve como principal característica um contraponto com os hippies e ao rock progressivo, que assim continha em suas apresentações um ar teatral e um visual meio andrógeno e chamativo. O principal cantor do glam rock foi o David Bowie.
Assim com a chegada do punk, foi o fim para o rock nos anos 70. O punk além de dar fim ao rock na Europa trouxe com ele a chegada dos anos 80.
Já o movimento hippie teve inicio nos Estados Unidos na década de 60, com as ideias de critica em relação às desigualdades e as injustiças. Eles defendiam a “paz e o amor” e criticavam a guerra, que na época, era principalmente a do Vietnã. Tinham também como símbolo o da paz que foi criado na década de 50 na Inglaterra.
Esse movimento teve muita influencia principalmente nos Estados Unidos e no Brasil, mas logo se arrastou por todo o mundo, inclusive a Europa. Em relação à música, tinham como seu principal ídolo da os Beatles, mas isso na década de 60, já na de 70 tinham como referencia musical o rock psicodélico que se intensificava ainda mais com o excesso de drogas, como o LSD, que na época ainda não era proibido.
O movimento na Europa não foi de tanta importância como na América, principalmente em relação à música, pois os principais cantores e bandas hippies são da origem do movimento.
Mas concluímos que, a música na Europa foi de grande importância para como a música é hoje em dia e também a década de 70 na Europa ainda está muito presente atualmente me todo o continente.
Acessado em 22 de maio de 2015
<http://lazer.hsw.uol.com.br/rock4.htm>
<http://meninovamp.blogspot.com.br/2013/03/anos-60-e-70-o-movimento-hippie.html>
Beatriz, seu texto está relativamente bom. Sugiro:
ResponderExcluir1º parágrafo - Coloque NA EUROPA DOS ANOS 70 entre vírgulas.// Escreva: EXTRAVAGÂNCIAS.
2º parágrafo - Coloque uma vírgula após OUTRO LADO.
3º parágrafo - Escreva: REFERÊNCIA E GLAMOUROSO.
4º parágrafo - Escreva: A CHEGADA DO PUNK REPRESENTOU UMA PAUSA NO INTERESSE PELO ROCK DE 70. A JUNÇÃO DESTES DOIS RITMOS MARCA O INÍCIO DA MÚSICA DOS ANOS 80.
5º parágrafo - Escreva: INÍCIO e CRÍTICA.// Melhor seria: E ÀS INJUSTIÇAS e ESTE MOVIMENTO TINHA COMO SÍMBOLO PRINCIPAL A PAZ.
6º parágrafo - Escreva: INFLUÊNCIA.// Coloque PRINCIPALMENTE NOS ESTADOS UNIDOS E NO BRASIL entre vírgulas.// Melhor seria: INCLUSIVE PELA EUROPA.// Melhor seria: EM RELAÇÃO À MÚSICA DOS ANOS 60, TEMOS OS BEATLES COMO PRINCIPAIS REPRESENTANTES. EM 70, O ROCK PSICODÉLICO GANHA FORÇA E SIMPATIZANTES, PELO EXCESSO NO USO DE DROGAS COMO O LSD, QUE AINDA NÃO ERA PROIBIDO.
8º parágrafo - Escreva: É IMPORTANTE RECONHECER QUE A MÚSICA EUROPEIA DA DÉCADA DE 70 EXERCEU FORTE INFLUÊNCIA NOS RITMOS MODERNOS DO PRÓPRIO CONTINENTE E DO MUNDO.
Um beijo, Eliana.