Por Bruno Rocha Nº 09
Em meados do século XX, em meio a um contexto político-econômico bilateral, a arte, sempre utilizada como forma de expressão de um povo, possuía variados tipos de estilos e técnicas de pinturas. Neste período, predominaram-se os estilos: Op Art, Pop Art e Arte Conceitual.
O movimento Op Art surgiu por volta da década de 30 na França e teve como fundador o pintor e escultor húngaro, Victor Vasarely. Esse movimento tinha como características o uso de formas geométricas e de ilusões de ótica, principalmente em preto e branco, o que buscava trazer a percepção de que as imagens estavam em movimento. Além disso, ele teve como seus principais representantes são: Alexander Calder e Victor Vasarely.
Outro movimento que caracterizou esse período foi a Pop Art. Ela surgiu por volta da década de 50 nos Estados Unidos e na Inglaterra e teve como inspiração a cultura de massa. Eram utilizados materiais do dia a dia, como latas de refrigerante, embalagens de alimentos, etc, como base de criação das produções artísticas desse movimento, sempre frisando a vida cotidiana e consumista de forma irônica. Além disso, os artistas utilizavam muito a técnica de colagem de imagens com cores diferentes, abusando, principalmente, das cores mais vivas. Nesse movimento, se descaram os artistas Andy Warhol, Peter Blake, Wayne Thiebaud e Jasper Johns.
A arte conceitual foi um movimento que surgiu na Europa e nos Estados Unidos no início da década 70. Ele valorizava a definição da ideia da arte, com o objetivo de torná-la mais importante do que sua representação física. Assim, ele utilizava de diversos meios: instalação artística, texto, fotografia e vídeo. E também buscava valorizar a forma humana, objetos criados pelo homem e elementos da natureza. Além disso, a arte conceitual teve como seus principais artistas Maurizio Bolognini e Barbara Kruger.
Desse modo, a arte dos meados do século XX foi não convencional, ou seja, misturava diversas técnicas e estilos, produzindo vários modelos artísticos. Sendo que a base desses modelos fundamentou-se na Europa e nos Estados Unidos e teve uma grande aderência por parte dos artistas plásticos, que puderem se destacar no movimento que mais se adequava a sua personalidade.
Acessado no dia 18 de maio de 2015
<http://www.brasilescola.com/artes/pop-art.htm>
<http://www.brasilescola.com/artes/pop-art.htm>
<http://www.infoescola.com/artes/pop-art/>
<http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/pop_art.htm>
<http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_conceitual.htm>
<http://www.infoescola.com/artes/arte-contemporanea/>
<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3187/arte-conceitual>
Bruno, seu texto está bom, mesmo ainda muito preso ao material pesquisado. Sugiro:
ResponderExcluir1º parágrafo - Retire o SÃO da estrutura COMO SEUS PRINCIPAIS REPRESENTANTES SÃO.
3º parágrafo - Retire a vírgula colocada antes de ETC.// Melhor seria: SEMPRE FRISANDO DE FORMA IRÔNICA A VIDA COTIDIANA E CONSUMISTA.
Beijos, Eliana.