Marina Alves N º 26
América do Norte - Estados Unidos
Estreiam O poderoso chefão; Apocalypse now; Taxi driver;
Mash; nos aspectos traumáticos, no musical estreia Cabaré; Grease; humor com
Noivo neurótico, noiva nervosa; O jovem Frankenstein; e S.O.B. Outros filmes
como Um estranho no ninho, Chinatown; aclimatam-se aos EUA. O exorcismo;
Tubarão; Carrie, a Estranha; tornam-se clássicos da época no ramo do suspense.
A era das superproduções renasce com Encurralado; a trilogia Guerra nas
estrelas; Superman; as bilheterias registram fenômenos de público, como Rocky,
o lutador, que lança o ator e diretor Sylvester Stallone.
América Central – Chile
O continente latino-americano estava passando por guerras
sendo assim a maior parte de seus filmes são de caráter crítico e militante. Muitos
dos cineastas estavam em exílio político especialmente na Europa, e distribuíam
seus filmes “clandestinamente” em encontros com outros produtores, comitês de
base, no fim da década de 70 surge o Festival Internacional del Nuevo Cine
Latino-americano, com o objetivo de manter viva a cultura cinematográfica dos
países em questão.
América do Sul - Brasil
Foi um período muito intenso na produção cinematográfica brasileira, uma produções numerosas, independentes e comerciais com filmes feitos para as massas. Surgindo o movimento da Boca do Lixo ou gênero Pornochanchada, mistura forte do gênero chanchada com erotismo, podendo ter como exemplo Dona Flor e seus Dois Maridos torna-se a maior bilheteria da história do cinema brasileiro; A Dama do Lotação;. O filme de estrada Iracema, uma Transa Amazônica, cria um novo tipo de filme que mistura documentário e ficção, e que futuramente influenciará filmes como Cidade de Deus. Durante a Ditadura Militar foi criada a Empresa Brasileira de Filmes Sociedade Anônima, Embrafilme, produtora e distribuidora de filmes cinematográficos. A empresa conseguiu abrir espaço para os filmes nacionais em meio ao domínio dos estrangeiros créditos públicos e exigências em lei de salas de exibição.
Foi um período muito intenso na produção cinematográfica brasileira, uma produções numerosas, independentes e comerciais com filmes feitos para as massas. Surgindo o movimento da Boca do Lixo ou gênero Pornochanchada, mistura forte do gênero chanchada com erotismo, podendo ter como exemplo Dona Flor e seus Dois Maridos torna-se a maior bilheteria da história do cinema brasileiro; A Dama do Lotação;. O filme de estrada Iracema, uma Transa Amazônica, cria um novo tipo de filme que mistura documentário e ficção, e que futuramente influenciará filmes como Cidade de Deus. Durante a Ditadura Militar foi criada a Empresa Brasileira de Filmes Sociedade Anônima, Embrafilme, produtora e distribuidora de filmes cinematográficos. A empresa conseguiu abrir espaço para os filmes nacionais em meio ao domínio dos estrangeiros créditos públicos e exigências em lei de salas de exibição.
Outro grande fenômeno popular foram as comédias de Os
Trapalhões, com mais de uma dezena de filmes. Que atraiam a maior parte da
população para as salas de cinema. Com tanta diversidade de gêneros, viu-se a
necessidade de criar um festival apenas para esta cultura dando origem ao Festival
de Cinema de Gramado.
Acesso em 18 de maio de 2015
<http://www.webcine.com.br/>
Marina, seu texto ficou muito parecido com o material pesquisado. Sugiro:
ResponderExcluirAmérica do Norte
1º parágrafo - Escreva: (...) ESTREIAM CABARÉ, GREASE(...).
América Central
1º parágrafo - Coloque uma vírgula após GUERRAS.// Escreva: (...) FORAM DE CARÁTER CRÍTICO.// Substitua a vírgula colocada após BASE por um ponto final.// Coloque uma vírgula após 70.
América do Sul
1º parágrafo - Escreva: (...) COM PRODUÇÕES NUMEROSAS(...) e (...) E TEVE COMO EXEMPLO DONA FLOR E SEUS (...)// Coloque uma vírgula após MILITAR.// Substitua o ponto final colocado após DEZENAS DE FILMES e coloque uma vírgula.
Beijos, Eliana.