Por Thaynara Pereira Ramos Nº 33
Fotos: Quadro Números de Mei Leg; Quadro Grungasse in Murnau de Kandisky; Mandala
Uma arte antiga, existente desde a pré-história, a pintura marca a vida do ser humano, obtendo seu ápice no renascimento estando presente até os dias atuais, representa a cultura dos povos e acima de tudo é uma das sete belas artes.
Possui destaque asiático, devido ao grande acervo de artes que inspira vários compositores, escritores e principalmente pintores. Após o surgimento das vanguardas a pintura russa se destacou em meados do século XIX e XX, com o aparecimento de pintores como Kandisky e Malevich, todavia não foi somente a Rússia que passou na frente com a pintura, O Japão, a China e o Nepal também influenciaram parte do continente asiático e ocidente.
O Japão marcou por fazer uso de pincéis e utilização de quadros de madeira e cerâmica, tendo Hokusa como um dos principais pintores japoneses. A China também influenciou por suas características marcantes de traços e cores vivas em várias camadas, realçando bastante a pintura que era feita em um papel chamado Xuan, feito a partir do bambu, e com tudo isso a pintura chinesa é dividida em dinastias: Dinastia Yuan, Dinastia Ming, Dinastia Qing, entre outras, destacando-se Mei Leng como um dos principais pintores chineses que pintou um quadro bastante famoso chamado “Números”. Já no Nepal não foi muito diferente, eles possuíam uma pintura artística chamada Mandala, uma arte bastante cultural, feita com giz, areia e tinta. Mandala significa círculo, o qual remete a ideia de infinito.
Arte que deixou sua marca não só no continente asiático como no ocidente, como também recebeu ideias do ocidente, como consequência possui uma vasta importância não só para quem contempla, mas também para a história do povo asiático.
Acesso em 17 de maio de 2015
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_da_China>
<Arte no Nepal – Pintura Thangka, Madalas e Pintura Mithila>
<Trinta e seis vistas do monte Fuji>
<Arte e Arquitetura Japonesa – História da Arte e Arquitetura>
Thaynara, seu texto ficou muito preso ao material pesquisado. Sugiro:
ResponderExcluir1º parágrafo - Retire o ponto final colocado após RENASCIMENTO.// Coloque ACIMA DE TUDO entre vírgulas.// Coloque uma vírgula após APÓS O SURGIMENTO DAS VANGUARDAS.// Substitua a vírgula colocada após MALEVICH por um ponto final.
2º parágrafo - Retire a vírgula colocada após BAMBU por um ponto final e inicie a estrutura seguinte com letra maiúscula.// Coloque uma vírgula após JÁ NO NEPAL.
3º parágrafo - Substitua a vírgula colocada após OCIDENTE por um ponto e vírgula.// Coloque uma vírgula após COMO CONSEQUÊNCIA.
Beijos, Eliana.